MULHERES

 


Queridos : Hoje é um dia especial. No mundo inteiro, milhões de mulheres se movimentam para concretizar os seus sonhos. Elas estudam, ocupam as profissões mais inusitadas e também  lutam diariamente para educar os seus filhos, alimentá-los, protegê-los e fazer desse mundo um lugar melhor. Agora mesmo, centenas de mulheres ucranianas fogem da guerra com seus filhos, enquanto outras centenas vivem em comunidades brasileiras, sobrevivendo como em uma guerra. Hoje as homenageamos são para elas. Que toda mulher seja respeitada e que elas ocupem o lugar que desejarem ocupar, em paz. !


A história da luta feminina no Brasil é longa e vem desde a Idade Média, quando rolou a caça às bruxas. Para muita gente, esse episódio já marca a perseguição das mulheres que iam contra o patriarcado... 


A luta feminina no Brasil - 1827 a 2019

1827: Meninas são liberadas para frequentar escolas

A primeira conquista das mulheres brasileiras veio com uma lei em 1827, que permitia que meninas finalmente frequentassem colégios e estudassem .


1832: É publicado Direitos das mulheres e injustiças dos homens, de Nísia Floresta. Nísia Floresta foi a primeira mulher a denunciar o mito de superioridade do homem publicamente, além de caracterizar as mulheres como seres inteligentes e merecedoras de respeito. 


1852: Primeiro jornal feminino é criado

Editado por mulheres e direcionado para mulheres, surgiu o Jornal das Senhoras, que afirmava que as pessoas do sexo feminino não deveriam só aprender piano, bordar.


1871: Lei do Ventre Livre é promulgada.


1879: Mulheres podem ser aceitas em faculdades.


1885: Chiquinha Gonzaga se torna a primeira maestrina brasileira . Na época, chegou a separar-se de um marido que queria que ela desistisse da música.


1887:  Surge a primeira médica brasileira

Rita Lobato Freitas foi a primeira mulher a se formar em medicina no Brasil, pela Faculdade de Medicina da Bahia .


1910: É criado o Partido Republicano Feminino

O partido reivindicava o direito ao voto e à emancipação feminina. Mais tarde, em 1917, as lideranças desse partido organizaram uma marcha com a presença de noventa mulheres.


1919: Resolução de salários iguais para homens e mulheres é aprovada

A Conferência do Conselho Feminino da Organização Internacional do Trabalho (OIT) até chegou a aprovar uma resolução de salário iguais para homens e mulheres. 


1921: Primeiro jogo de futebol entre mulheres

A primeira partida de futebol feminino aconteceu em 1921, entre mulheres dos bairros de Tremembé e Cantareira, na zona norte de São Paulo.  


1923: A enfermagem começa no Brasil

A Escola de Enfermagem Ana Nery foi a primeira escola oficial de enfermagem no país, nomeada em homenagem a Anna Nery, pioneira da enfermagem brasileira. 


1928: Primeira prefeita brasileira é eleita

Maria Luiza Fontenele: primeira prefeita de uma capital brasileira, em Fortaleza. 


1932: Maria Lenk se torna a primeira mulher a participar das Olimpíadas 


1934: Mulheres conquistam o direito de votar

Somente em 1934 o voto feminino passa a ser regulamentado no país, para mulheres de todas as rendas, origens ou estado civil. Dois anos antes, em 1932, solteiras e viúvas com renda própria e mulheres casadas com permissão do marido podiam votar. 


1936: Primeiro Sindicato das Domésticas é criado. 


1954: Martha Rocha é eleita Miss Brasil .


1962: É criado o Estatuto da Mulher Casada

Em 27 de agosto, a Lei nº 4.212/1962 permitiu que mulheres casadas não precisassem mais da autorização do marido para trabalhar. A partir de então, elas também passariam a ter direito à herança e a chance de pedir a guarda dos filhos em casos de separação. No mesmo ano, a pílula anticoncepcional chegou ao Brasil. 


1977: Lei do Divórcio é aprovada .


1979: Mulheres são autorizadas a praticar qualquer esporte.

Parece estranho pensar que, antes disso, as mulheres não podiam praticar esportes “de menino”. 


1980: Forças Armadas passa a aceitar também mulheres .


1981: Ivone de Lara lança a música Sorriso Negro 


1985: Surge a primeira Delegacia da Mulher .


1988: Ocorre o primeiro encontro nacional de mulheres negras .

2002: “Falta de virgindade” deixa de ser crime .


2006: É criada a Lei Maria da Penha 


2010: É eleita a primeira mulher Presidente do Brasil .


2011: Marcha das Vadias chega ao Brasil

O movimento feminista conhecido internacionalmente chega ao país e é marcado por manifestações e luta das mulheres por mais direitos, respeito e contra o feminicídio. 


2018: Pessoas trans podem alterar seus nomes indo apenas ao cartório .


2019: Primeira jornalista negra a ocupar a bancada do Jornal Nacional

No dia 16 de fevereiro de 2019, Maria Júlia Coutinho se tornou a primeira mulher negra a integrar o time de apresentadoras do maior jornal da televisão brasileira, 


2019: Primeiras mulheres negras a receberem o Oscar nas categorias de Melhor Figurino e Melhor Design de Produção

Ruth E. Carter e Hannah Beachler fizeram história na cerimônia do Oscar 2019 ao receberem os prêmios de Melhor Figurino e Melhor Design de Produção, respectivamente. Ambos vieram através de seus trabalhos no filme Pantera Negra.




 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sessão de jogos - Conectivos

Gentileza gera gentileza - Live de 04/06/2021