SETEMBRO AMARELO - Como cuidar de nossa saúde mental ?

 Queridos : Cuidar de nossa saúde mental é tão importante quanto cuidar de nosso corpo. Assistam a esses dois vídeos e depois postem seus comentários neste blog.






Você lerá agora, fragmentos de textos que falam da necessidade de cuidarmos de nossa saúde mental . Leia-os com atenção e depois realize a atividade solicitada.

Cuidar da saúde mental é uma necessidade de todos os indivíduos. Porém, a falta de espaços de fala e de escuta em nossa sociedade para abordar esse tema muitas vezes afasta as pessoas desse cuidado, levando-as a crer que este se destina apenas a grupos restritos.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe as próprias habilidades e é capaz de lidar com as tensões normais da vida, de trabalhar de forma produtiva e de fazer contribuições à sua comunidade. Ao olharmos essa definição, porém, muitas vezes somos levados a pensar que a saúde mental é algo intangível, algo que sentimos apenas “na cabeça” e que não tem repercussões e relações com o restante do corpo. No entanto, a verdade é que esses “dois lados” do nosso organismo se afetam mutuamente o tempo todo, como explica Phelipe Ribeiro, psicólogo e consultor pedagógico do programa LIV: Nesse sentido, assim como cuidamos preventivamente da saúde do corpo para evitar doenças, também é necessário cuidar da saúde da mente para evitar o adoecimento. “Existe um imaginário popular de que saúde mental e saúde orgânica são campos separados, quando na verdade são interligados. A literatura médica tem muitos exemplos de eventos que começam na saúde orgânica e se refletem na saúde mental, assim como há transtornos mentais que levam ao surgimento ou agravamento de diversas doenças. Tratar de uma coisa é tratar da outra obrigatoriamente.

Segundo Phelipe Ribeiro, porém, engana-se quem pensa que é preciso esperar uma crise para cuidar da saúde mental:


Para ele, é uma deficiência cultural da nossa sociedade pensar que a saúde mental é para doentes mentais. “Ela é para o cuidado e pode ser profilática, porque adoecimentos mentais são muitas vezes questões psicológicas que não foram tratadas e agravaram”, completa.

Precisamos sempre estar felizes ?

O filósofo e escritor italiano Franco “Bifo” Berardi chama essa busca pela felicidade constante de “ideologia felicista”, na qual aponta o quanto nos é imposta a felicidade como regra, ao passo que a tristeza é vista como fracasso. 

Expandindo esse debate, o filósofo sul coreano Byung-

-Chul Han defende que a depressão advém não da tristeza em si, mas da exaustão em lutarmos contra ela, mesmo sendo algo natural da vida humana.

Em nossa cultura ocidental vigente, um exemplo dessa relação com a busca constante da felicidade é a negação imediata dos sentimentos entristecidos, da desmotivação ou até mesmo do cansaço. Quem nunca ouviu frases “motivacionais” que mandam enxugar as lágrimas e seguir em frente com um sorriso no rosto?


Oque faço com a minha tristeza, então ?


A resposta mais rápida para essa pergunta pode parecer meio óbvia, mas é bem realista: fazemos com a tristeza a mesma coisa que fazemos com nossa alegria, ou seja, vivemos a sensação.



Cada dia nos oferece a possibilidade de desenvolvermos uma nova relação com nosso sentimento, promovendo o autoconhecimento e nos munindo de ferramentas para a empatia. Afinal, quanto mais tolerantes e acolhedores formos com nós mesmos, maiores as chances de praticarmos isso nas nossas relações.

Caso sua tristeza não apresente uma razão clara, ela é, o que não é raro, um mistério a ser desvendado. E a resposta estará em desvendar o mistério. Acolha seu sentimento e, se necessário, procure ajuda. Não há nenhum sentimento que não seja legítimo.


 Tarefas


1. Postar um comentário sobre o texto lido e ler na live.

2. Elaborar duas perguntas sobre saúde mental para a live do dia 30/09/2021 para a entrevista com a enfermeira do CAPS Tâmara Oliveira.







Comentários

  1. É um texto que busca ensinar o que é depressão e quais são as causas e tem o dever de desmentir algumas mentiras contados pelas pessoas.
    Máximus De Jesus Alves 9°C

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sessão de jogos - Conectivos

Live de 30/09/2020 - Abuso sexual

A história da vacina